ATRIBUTOS ESPERADOS DE UM SHOPPING


Em conversa descontraída e passeio pelos corredores, em cem minutos a superintendente do Shopping Mueller Joinville, Áurea Pirmann, fala de preferências dos consumidores, expões planos, revela tendências do varejo e abre dados de levantamento de comportamento dos frequentadores, a partir de estudo produzido por consultoria, a pedido do empreendimento.

A pesquisa destaca que homens e mulheres priorizam aspectos distintos neste tipo de estabelecimento. “O shopping ideal para o homem e para a mulher é diferente. Para ele, estacionamento, entretenimento, organização e realização de eventos determinam a ida. Para a mulher, limpeza e variedade de opções na praça de alimentação, campanhas promocionais e quantidade de banheiros são atrativos”, revela. Aurea é a principal gestora do shopping desde 2008. Formada em administração de empresas com especialização em finanças, fez vários cursos promovidos por associações e consultorias especializadas, como a Gouvea e Souza. Trabalha no shopping desde 1996, onde também ocupou a gerência financeira. Hoje, é também diretora de novos negócios do Convention & Visitors Bureau de Joinville e região. Controle Grupo paranaense é sócio majoritário do Mueller, com a BRMalls minoritária no controle, especialista em gestão de shoppings que detém 10,4%. As decisões mais importantes exigem o “de acordo” dos donos de 90% do negócio. Mercado estadual “Em Santa Catarina, há 22 shoppings, que dispõem de 457.064 m² de área bruta locável. O Estado é o sexto em espaço locado. O Mueller tem 29 mil m² de área para lojistas.” Mais tempo “Do conjunto dos frequentadores de shoppings, as principais razões para fazerem compras lá são variedade, qualidade, comodidade e localização. A população prefere ir a shoppings aos sábados e domingos. Tempo disponível nestes dias é a explicação para este comportamento. Os frequentadores procuram, na ordem, por comércio (46%), passeio (43%), praça de alimentação (28%) e cinema (15%).” Gosto e prospecção Pesquisa feita pelo Instituto Methodus identifica as características dos frequentadores e consumidores do shopping. Em média, eles ficam duas horas no estabelecimento. As principais razões: compras, diversão e ponto de encontro para bate-papo. O Mueller tem 160 operações e, deste total, 33 permanecem ativas desde o início. “Estamos em prospecção para trazer outras lojas, com foco em marcas de redes nacionais, e também nos segmentos de lazer e entretenimento, sem descartar operações regionais”, conta Áurea, Bairro é preferência “A pesquisa revela que os joinvilenses entrevistados consomem mais em lojas do Centro (35%) e lojas de bairro (46,3%) do que em shoppings (18,5%). Três itens são os campeões de vendas no shopping: acessórios e calçados; gastronomia; e moda feminina – todos com mais de 50% de citações.” Faturamento “No ano passado, foram inaugurados 27 empreendimentos, com 398 milhões de visitantes mensais. O mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2012, alta de 10,65% nas vendas, em relação ao ano anterior, atingindo R$ 119,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers. A expectativa para 2013 é o faturamento do setor aumentar 12%.” Novo shopping “Um novo shopping deve ser construído em Joinville nos próximos anos. É uma consequência natural da expansão populacional e de riqueza do município e da região. Consultorias, autônomos e ‘olheiros’ fazem o trabalho de analisar endereços de acordo com interesses de potenciais investidores.”


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a4045914.xml&template=4191.dwt&edition=21396§ion=3010
carregando...