“Os desacordos são mais conservadores do que os acordos; quanto mais polarizada estiver uma sociedade, menos capaz será de se transformar. Ser fiel as próprios princípios é uma conduta admirável, mas defendê-los sem flexibilidade é ser condenado a estagnação”. (INNERARITY, 2017, p. 114).
Recorro ao filósofo basco Daniel Innerarity, que, em sua obra Política em Tempos de Indignação, retrata a importância de se chegar a um acordo, a democracia não consegue operar mudanças sem que se chegue a concessões mútuas. No Brasil, vivemos o tempo da frustração.
Em uma sociedade onde os valores se tornam cada vez mais relativos, a dificuldade em lidar com contradições empurra opiniões para os extremos e inviabiliza acordos. O uso de regras sem a busca pelo consenso, apenas acentua esse cenário, aprofundando divisões e ampliando os conflitos internos do país. Foi nesse contexto que identificamos, em nossa nova pesquisa, a intensificação da polarização em torno da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os eleitores da classe média no Rio Grande do Sul, a dúvida sobre a legitimidade da medida é marcante: 55,4% consideram a decisão justa, enquanto 44,6% a classificam como injusta.
Mais do que uma simples divisão numérica, os dados revelam a persistente incapacidade de consenso quando estão em jogo as principais correntes políticas do Brasil, um retrato fiel da disputa simbólica que segue moldando nossa vida pública.
A nova pesquisa eleitoral do Instituto Methodus, que será divulgada neste mês de agosto, trará análises aprofundadas sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Sul. Vamos explorar o sentimento de insegurança da população, o posicionamento ideológico do eleitorado e as preferências para os cargos de presidente, governador e senador.
Acompanhe as próximas publicações do Instituto Methodus e entenda como os sentimentos, percepções e escolhas da classe média ajudam a moldar o futuro político do Estado.
José Carlos Sauer – é graduado em Filosofia e mestrando em Filosofia Política pela PUC-RS. Com 25 anos de experiência em campanhas eleitorais no Brasil, é diretor do Instituto Methodus e consultor especializado em comportamento político. Atua com excelência na condução de pesquisas de opinião, interpretação de dados e desenvolvimento de análises estratégicas.
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Pesquisa Vozes da Classe Média – Metodologia
A pesquisa foi realizada com 600 entrevistas digitais, aplicadas por meio de plataformas acessadas via smartphones, tablets e computadores. O recrutamento dos respondentes ocorreu de forma orgânica e dirigida, durante a navegação cotidiana em ambientes digitais.
A amostra foi calibrada com base nas variáveis sexo, idade, escolaridade, renda e região, assegurando a representatividade do eleitorado gaúcho. A margem de erro é de ±4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O público-alvo da pesquisa é composto por eleitores com ensino médio ou superior completos, mais de 35 anos e inserção ativa no mercado de trabalho. Esse grupo representa aproximadamente 40% do eleitorado do Rio Grande do Sul e é especialmente sensível às variações econômicas e à efetividade das políticas públicas, sobretudo nas áreas de segurança, emprego, educação e desenvolvimento regional.
A pesquisa utilizou a Methodus ID – Inteligência Digital, metodologia exclusiva do Instituto Methodus para coleta, calibração e análise de dados via plataformas digitais, com foco em representatividade eleitoral.