A pesquisa de novembro do Instituto Methodus analisou três frentes da eleição de 2026:
A Disputa pela Presidência da República – Apresentado nesta divulgação.
Disputa as duas vagas ao Senado Federal – Acesse aqui os Resultados
Disputa para Governador do Estado – Acesse aqui os Resultados
Neste artigo, exploramos inicialmente a avaliação de governo e a aprovação do governo federal, apresentando como os eleitores percebem o desempenho da atual administração. Em seguida, avançamos para a disputa pela vaga de Presidente da República, analisando, neste momento, os resultados das menções espontâneas, da intenção de voto estimulada e da rejeição múltipla.
Os resultados mostram que a avaliação da administração do Presidente Lula apresenta distribuição equilibrada entre os diferentes níveis de percepção. As avaliações Péssimo (33,8%) e Ruim (11,8%) somam 45,6%, enquanto Ótimo (11,2%) e Bom (21,0%) totalizam 32,2%. A avaliação Regular, com 22,2%, ocupa uma posição intermediária relevante. Na medida direta de aprovação, o governo registra 44,5% de aprovação e 55,5% de desaprovação. Esses indicadores mostram um cenário em que opiniões favoráveis, regulares e desfavoráveis convivem de forma distribuída entre o eleitorado gaúcho.
Na menção espontânea, quando o entrevistado responde livremente, sem apresentação dos nomes de possíveis candidatos testados, o Presidente Lula – PT aparece como o nome mais lembrado, com 24,3% das citações. Em seguida, Jair Bolsonaro – PL surge com 13,8%. Os demais nomes citados aparecem com índices inferiores a 2% de lembrança de voto espontâneo: Tarcísio de Freitas – REP recebe 1,7% das menções; Eduardo Leite – PSD 1,2%; Ratinho Jr. – PSD 0,3%; Romeu Zema – NOVO 0,2% e Ronaldo Caiado – UNIÃO 0,1%. Branco/Nulo somam 8,5% e Indecisos, 50,0%.
Já na menção estimulada, Lula – PT permanece na primeira posição, obtendo 30,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, Eduardo Leite – PSD com 20,9%, seguido por Tarcísio de Freitas – REP com 17,3%. Romeu Zema – NOVO recebe 4,6% das citações e Ronaldo Caiado – UNIÃO 2,4%. Branco/Nulo somam 15,9% e Não sabe, 8,2%.
O gráfico comparativo exclusivo da menção estimulada a presidência, comparando os estudos realizados pelo Instituto Methodus nos meses de setembro e novembro de 2025 mostra Lula-PT mantendo a liderança, com um aumento de quase 7 pontos percentuais entre um estudo e outro (23,6% em setembro/25 e 30,7% em novembro/25 das citações).
Eduardo Leite – PSD também registra crescimento significativo, avançando cerca de 5,6 pontos percentuais e mantendo a segunda posição no cenário estimulado (15,3% em setembro/25 e 20,9% em novembro/25).
Tarcísio de Freitas – REP apresenta movimento moderado (14,9% em setembro/25 e 17.3% em novembro/25), dentro da margem de erro do estudo, com crescimento próximo de 2,4 pontos percentuais, mantendo-se competitivo e em terceiro lugar.
O percentual de Branco/Nulo sobe cerca de 3,5 pontos percentuais. E indecisos apresentam estabilidade, com pequena oscilação positiva, indicando que o nível de indefinição permanece relativamente estável.
Na rejeição múltipla, quando questionado aos entrevistados em qual ou quais candidatos não votaria de jeito nenhum, Lula – PT aparece como o nome mais citado, com 48,7% de rejeição. Seguido por Eduardo Leite – PSD com 25,7%, Tarcísio de Freitas – REP e Romeu Zema – NOVO, ambos com 19,6% das citações cada, e Ronaldo Caiado – UNIÃO com 17,5%. Não rejeitam nenhum dos nomes apresentados 11,6% dos eleitores. 2,8% responderam que não sabem.
José Carlos Sauer – Diretor do Instituto Methodus, especialista em comportamento político e graduado em Filosofia Política. Há mais de 25 anos atende disputas eleitorais, conduzindo pesquisas de opinião, interpretação de dados e análises, além do direcionamento estratégico para campanhas. Se você busca uma consultoria política para sua disputa eleitoral, fale conosco por WhatsApp ou e-mail.
Ficha Técnica da Pesquisa:
Metodologia – O estudo tem por objetivo avaliar a intenção de voto dos gaúchos para as eleições de 2026, contemplando o desempenho dos principais pré-candidatos aos cargos de Presidente da República, duas vagas a Senador e Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa é quantitativa, com entrevistas presenciais realizadas nos municípios selecionados, seguindo um desenho amostral probabilístico e estratificado por sexo, escolaridade, renda e localização geográfica, o que assegura a representatividade real do eleitorado do Rio Grande do Sul.
Período de Realização da Pesquisa: De 20 a 22 de novembro de 2025.
Tamanho da Amostra: 1021 entrevistas.
Margem de Erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nível de confiança: O intervalo de confiança é de 95%.
Público-alvo: Eleitores do Rio Grande do Sul de 50 municípios pertencentes as sete mesorregiões do Estado (Centro-Ocidental, Centro-Oriental, Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste).
Quer fazer parte da nossa REDE METHODUS e receber análises exclusivas direto no seu WhatsApp, Clique aqui e envie RECEBER, incluiremos você em nossa lista.





