Ao apresentarmos o resultado completo do primeiro Ranking dos Prefeitos da região metropolitana, agradecemos aos eleitores entrevistados nas quatorze cidades que avaliamos. Sem a participação ativa, interessada e comprometida destes cidadãos seria impossível revelar estes resultados.
Observamos em nossa publicação anterior, que existe um forte sentimento de frustação dos eleitores para com a maioria dos prefeitos avaliados. Revelamos também que os prefeitos da pandemia, foram eleitos com a menor quantidade de votos nominais da história recente das eleições municipais.
Neste sentido alertamos, a frustação e a baixa representatividade estarão presentes na escolha que o eleitor fará em 2024. Caberá, portanto, aos prefeitos verificar quais são as ações disponíveis, ainda em 2023, para que suas administrações sejam mais bem avaliadas.
Acima da média geral, chegaram seis prefeitos e o destaque vai para Sapucaia do Sul, onde o Prefeito Volmir Rodrigues – PP conquistou a nota média máxima de 6.9, ficando em primeiro lugar!
Conquistaram posições acima da média geral, os prefeitos:
2º – Picucha – PDT de Parobé;
3º – Constantino – MDB de Canela;
4º – Ernani – PDT de Eldorado do Sul;
5º – Zaffa – MDB de Gravataí;
6º – Luciano Orsi – PDT de Campo Bom.
A todos os prefeitos avaliados neste ranking oferecemos os nossos parabéns!
Para aqueles que receberam nota abaixo da média, fica a expectativa de que trabalhem para melhorar. Para aqueles que ficaram acima da média geral, o mérito chega com compromisso a e responsabilidade de manter os serviços e a atenção ao cidadão até a eleição de 2024.
Leia análise exclusiva: Por que Sebastião Melo é um prefeito nota 5,5?
José Carlos Sauer é Filósofo, Pesquisador em Comportamento Político e Diretor no Instituto Methodus. Nos últimos vinte e três anos, orientou políticos e governos nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraná.