O mês de Setembro chega com um novo desafio, executar mais uma pesquisa sobre Comportamento Eleitoral e Político na Capital do Rio Grande do Sul – Porto Alegre.
Esta nova investigação, integra-se as demais pesquisas realizadas pelo Instituto Methodus desde o mês de Maio, e que investigam o comportamento do eleitor e a disputa eleitoral para a próxima eleição municipal de 2024.
O conjunto destas investigações compõe o Ciclo Eleitoral da eleição de 2024, que em nossa metodologia exclusiva irá Ouvir, Pensar, Fazer, Monitorar e Manter, aprofundando o conhecimento que adquirimos ao longo do ano de 2023, período riquíssimo em informações e que ainda não está contaminado pela disputa eleitoral.
- O que estamos fazendo:
As informações obtidas a cada pesquisa, são debatidas e analisadas por nosso grupo de especialistas para, em parte, serem divulgadas em colunas semanais disponíveis no site do Instituto Methodus.
Políticos, partidos, Instituições e profissionais interessados, podem solicitar informações sobre como contratar a assinatura mensal deste projeto, obtendo informações exclusivas em nosso Workshop realizado para clientes.
- O que já descobrimos:
Durante os últimos meses muito já foi revelado, e você tem acesso a estas informações gratuitamente no site do Instituto Methodus, através das seguintes publicações:
Esquerda, Centro ou Direita? Conheça as chances de voto para a eleição de Porto Alegre em 2024
Eleições municipais 2024 – Pesquisa Porto Alegre
Eleições municipais 2024 – Análise da pesquisa de Porto Alegre
Esquerda ou Direita – Como vota o eleitor de Porto Alegre
Por que Sebastião Melo é um prefeito nota 5,5?
200.000 votariam em um candidato a Prefeito apoiado por Lula-PT
A influência de Bolsonaro nas eleições municipais de 2024
Como o eleitor de Porto Alegre escolherá os candidatos em 2024
Como o eleitor de Porto Alegre escolherá os candidatos em 2024 – Parte II
Os artigos revelam uma série de oportunidades e desafios que deverão ser conhecidos pelos candidatos e partidos na eleição municipal de 2024.
Da mesma maneira, ouvindo os eleitores, obtivemos dados inéditos que formam o conhecimento especializado que possuímos sobre a próxima disputa eleitoral na Capital.
- O que investigaremos na nova Pesquisa:
A pesquisa será realizada no decorrer do mês de Setembro e abordará quatro áreas temáticas pensadas por nossos especialistas, são elas:
Simulações Eleitorais
As simulações espontâneas e estimuladas testarão novos nomes para a disputa eleitoral de 2024. A movimentação política dos últimos meses, nos oferece a oportunidade de incluir nomes que na divulgação de Maio não foram contemplados. A articulação dos partidos de esquerda e centro esquerda em Porto Alegre, impulsionam a disputa para dois campos políticos conhecidos pelos eleitores nas últimas eleições. Partidos de esquerda, como PT, PSOL e PcdoB, articulam para convergir na construção de uma frente política que seja sólida o suficiente para enfrentar o atual governante da cidade, Sebastião Melo – MDB. Por outro lado, partidos como PSDB, União Brasil, PDT e PSD articulam candidaturas próprias, procurando seu espaço político em uma eleição que poderá polarizar entre a esquerda unida e o grupo de partidos que apoia o atual prefeito.
Para compreender estes cenários aplicaremos questões que avaliem o enfrentamento dos possíveis candidatos mano a mano. Ainda, mediremos o “mercado político” descobrindo quais são as reais chances de voto nos possíveis candidatos.
A câmara de Vereadores e a opinião do eleitor
Qual o impacto causado no eleitor sobre as últimas decisões da Câmara de Vereadores de Porto alegre? Temas como a implantação da CPI da Educação e o Dia do Patriota, serão avaliados. O eleitor está informado sobre estes temas? Como avalia estas iniciativas e qual é o seu nível de aprovação ou reprovação sobre elas? Qual é nota da educação municipal, na avaliação dos pais de filhos matriculados em escolas do ensino primário em porto Alegre? Qual a opinião que os eleitores possuem sobre a atuação dos vereadores da Capital?
Comportamento Eleitoral
Somos sabedores, pelas últimas pesquisas, que os temas comportamentais seguem em alta entre os eleitores, o ódio, o medo, a frustração, o preconceito e o arrependimento serão agora aprofundados. Investigaremos a influência, positiva ou negativa, destes sentimentos e sua relação com o desempenho dos possíveis candidatos. Conheceremos melhor as motivações do Desalento Eleitoral, que na última eleição alcançou 404.000 eleitores aqui na capital. Ainda, existe preconceito entre as eleitoras diante da opção de votar em alguma candidata a Prefeita na próxima eleição?
Avaliação da Gestão do Prefeito Sebastião Melo – MDB
Investigaremos os índices de aprovação e reprovação da gestão do Prefeito Sebastião Melo-MDB. Compreender os elementos que indicam aprovação do atual prefeito e da mesma forma, aqueles que indicam sua reprovação elevará o nível de conhecimento sobre a situação atual do seu governo, afinal, Melo foi eleito com a menor votação dos últimos 20 anos das eleições em Porto Alegre. Hoje, o eleitor se orgulha, possuí satisfação e tem esperança suficiente para reeleger a atual a administração municipal?
Em breve você terá acesso a estas e outras informações, sempre em um espaço onde não há achismos ou opiniões pessoais, mas sim, a análise exclusiva realizada através de dados obtidos diretamente com os eleitores.
Compartilhe este link, acompanhe as publicações e venha conosco aprender mais sobre a próxima eleição para Prefeito(a) de Porto Alegre.
José Carlos Sauer é formado em Filosofia pela PUC-RS, Pesquisador em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia – Labô e Diretor no Instituto Methodus. Nos últimos vinte e três anos, orientou políticos, governos e instituições nos Estados do Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná e Goiás.
Leia também:
As revisões historiográficas realmente importam para a política?