Os prefeitos eleitos em 2020, enfrentaram durante suas campanhas eleitorais, os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Passados dois anos, as necessidades e carências dos cidadãos nas cidades brasileiras não foram completamente sanadas por seus administradores, e os sentimentos de frustação, raiva, medo e desconfiança permanecem existindo, após uma transformação brutal em nossa forma de vida.
Soma-se a isso o baixíssimo comparecimento dos eleitores nas eleições de 2020, quando observamos o ápice do Desalento Eleitoral e consequentemente o recorde de prefeitos eleitos com a menor votação nominal dos últimos dezesseis anos.
A permanente insegurança do cidadão é hoje a causa da frustação com o seu prefeito, pois as soluções para problemas como a educação, que permanece com o déficit gerado pela pandemia, seguem pendentes. Além disso, podemos acrescentar a falta de ação em temas urgentes como desemprego, saúde, segurança e saneamento básico, que são em grande parte responsabilidades do prefeito. A decepção do eleitor se manifesta em forma de crítica, pois para a grande maioria o suposto sucesso dessas administrações não condiz com a realidade em que vivem.
Ao realizar e divulgar exclusivamente o resultado de pesquisa eleitoral com o ranking dos prefeitos da região metropolitana, o Instituto Methodus realiza sua função institucional, oferecendo ao eleitor o espaço para que sua opinião venha para o centro do debate político. Nossa iniciativa revela, parcialmente, a apatia dos eleitores para com os prefeitos que receberam notas inferiores à média geral (5.7) identificada neste estudo.
A próxima eleição municipal de 2024 será impactada principalmente por dois fenômenos: O primeiro é o retorno as urnas dos eleitores que estiveram ausentes em 2020; o segundo é o forte sentimento de frustração presente nas cidades que investigamos e que deverá animar o eleitor a promover a substituição de uma parcela significativa dos atuais prefeitos.
Na quinta-feira, dia 25 de maio, divulgaremos os prefeitos que receberam nota acima da média geral. As cidades divulgadas serão:
Gravataí, Canela, Eldorado do Sul, Campo Bom, Parobé e Sapucaia do Sul.
Acompanhe o Instituto Methodus e saiba quem é o prefeito com melhor avaliação!
Leia análise exclusiva: Por que Sebastião Melo é um prefeito nota 5,5?
José Carlos Sauer é Filósofo, Pesquisador em Comportamento Político e Diretor no Instituto Methodus. Nos últimos vinte e três anos, orientou políticos e governos nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraná.