No último ano, enfrentamos no Rio Grande do Sul eventos climáticos extremos que marcaram profundamente nossas vidas. As cheias de mais de 2024, deixaram não apenas prejuízos materiais, mas também emocionais e sociais.
Momentos como esses despertam questionamentos importantes sobre o papel das autoridades e como elas devem agir em emergências. Neste artigo apresento nossa nova edição da Pesquisa Vozes da Classe Média, que irá abordar temas que nos permitam compreender melhor como esses acontecimentos podem mudar o comportamento político e social da população gaúcha.
Nossa abordagem inclui conversar diretamente com a população através de um questionário simples e direto. Perguntamos sobre o que mudou em suas vidas depois das cheias, desde prejuízos financeiros até impactos emocionais e mudanças nas rotinas do dia a dia. Também procuramos entender o quanto as pessoas confiam nas autoridades e instituições responsáveis pela recuperação das áreas afetadas e prevenção de novos desastres.
Algumas questões-chave desta pesquisa são:
- Como as cheias realmente afetaram o cotidiano dos gaúchos?
- Que tipo de prejuízos, emocionais ou materiais, as pessoas enfrentaram?
- Quais mudanças as pessoas adotaram depois desses eventos climáticos?
- O quanto a população ainda confia nas autoridades depois desses episódios?
- O que os gaúchos esperam dos futuros governantes para lidar com crises semelhantes?
- Quais fatores, na visão das pessoas, aumentaram a gravidade das cheias?
Com estes objetivos compreenderemos melhor como as crises climáticas e ambientais afetam não apenas as casas e as cidades, mas também a confiança nas lideranças políticas, suas expectativas e frustrações e consequentemente suas decisões sobre o futuro do Rio Grande do Sul e qual caminho deveremos tomar a partir das eleições de 2026.
Aqui no Instituto, seguimos atentos às Vozes da Classe Média, buscando compreender como as cheias influenciam a dinâmica política e social do Rio Grande do Sul.
Acompanhe nossas análises e fique por dentro das novidades que iremos compartilhar em nossos canais.
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José Carlos Sauer é formado em Filosofia pela PUC-RS, pesquisador em comportamento político, consultor estratégico, analista de dados e diretor do Instituto Methodus. Com mais de 25 anos de experiência no cenário eleitoral brasileiro, destaca-se na análise de tendências e no uso inteligente de dados para estratégias competitivas eficazes.
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