Frequentemente sou consultado sobre temas que envolvam ° Política ° Voto ° Poder, na maioria das vezes meus interlocutores esperam por respostas imediatas e que de preferência resolvam as questões definitivamente. A pergunta invariavelmente é sempre a mesma; o que você acha sobre determinado assunto? Costumo responder que não acho nada, pois, para uma resposta adequada é preciso pesquisar. E é isto que venho realizando a vinte e três anos, escutando atentamente o eleitor.
Neste período, foram muitas as andanças, percorri um brasil profundo e aprendi novos costumes, novos hábitos e conheci realidades completamente distintas daquelas que normalmente usamos para pensar a política dentro de gabinetes. Foram anos com o pé na estrada, muita pesquisa, muita entrevista, muito estudo e principalmente muita atenção ao ator principal do debate político, o eleitor.
“Ao tratarmos da política sem colocarmos no centro do diálogo o eleitor, banalizamos o debate”.
Nestas ocasiões costumo observar o quanto praticamos uma política individualista ao não considerar a participação do eleitor, que ao final, chancelará a vitória ou a derrota daqueles que disputam eleições. Para este comportamento político, o eleitor nos relembra uma frase conhecida; político é tudo igual, só aparece em época de eleição! Mas esta é a etapa mais simples, pois é fácil reconhecer este comportamento em um indivíduo, no caso o político.
O que realmente nos interessa é; conhecer a influência exercida pelo eleitor em seu meio social durante o seu processo de decisão do voto.
Ao longo destes anos de pesquisa observei que independentemente de sua cultura ou origem, o eleitor exerce em seu meio social diferentes tipos de influência, seja entre grupos de conhecidos, ou desconhecidos, o comportamento será sempre o mesmo. A partir desta constatação, organizo em categorias, o indicador de influência política do eleitor brasileiro.
A primeira categoria que iremos conhecer é o Influenciador Político.
O Influenciador Político possuí qualidades raras, pois, ele se sente seguro e confortável para falar sobre política. Para esta categoria de eleitor, a conversa sobre política não será constrangedora ou evitada, seu talento está em compreender posições contraditórias as suas e não inibir-se com reações negativas.
Normalmente o Influenciador político detém muitas informações sobre o tema e possuí capacidade argumentativa que captura a atenção de todos, pois costuma ser um bom contador de histórias. Outra característica exclusiva é a sua capacidade de opinar em situações que lhe sejam desfavoráveis conquistando a atenção daqueles que participam da conversa. O Influenciador político costuma transmitir legitimidade na sua argumentação, pois é reconhecido pelos demais como um cidadão comum, sem vínculo partidário ou interesses políticos.
Todos confiam no influenciador pois sua fala informa sem agredir ou tentar convencer.
Ao estipular as características do Influenciador político, será possível classificar entre os eleitores de determinada região, aqueles que se identificam com nossa classificação. Ao identificá-los, poderemos oferecer informações e argumentação do seu interesse e que nos auxilie estrategicamente, seja na gestão de governos ou em campanhas eleitorais.
Recentemente o Instituto Methodus identificou o percentual de eleitores Influenciadores políticos entre os porto-alegrenses, revelando que, 24% dos eleitores da capital se identificam com as qualidades do Influenciador.
A competitividade política exige que estejamos a frente, utilizando métrica inovadoras que nos permitam conhecer o comportamento do eleitor.
Oferecemos aos nossos clientes informações exclusivas que lhes dão vantagem competitiva, pois, orientamos suas ações de acordo com as qualidades dos seus eleitores.
Fique conosco, em breve conto para você sobre nossa segunda categoria, o Seguidor Político!
Lembre-se sempre, não estamos falando de influenciadores digitais, mas sim de influenciadores políticos.
José Carlos Sauer é formado em Filosofia pela PUC-RS, Pesquisador em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP (Labô) e Diretor no Instituto Methodus. Nos últimos vinte e três anos, orientou políticos, governos e instituições nos Estados do Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná e Goiás.