Muito se fala sobre a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais. Mas, desde que o ex-presidente Barack Obama mostrou aos americanos (e ao mundo) lá em 2008, que era possível usar esta ferramenta para melhorar sua comunicação e performance eleitoral, muita coisa já evoluiu neste terreno. Desde ferramentas de inteligência artificial (Chat GPT, por exemplo), a empresas especializadas em grandes campanhas eleitorais.
Mas você, que nos lê pensando em ser candidato à Prefeito ou mesmo Vereador de seu município, sabe quais as vantagens de se usar adequadamente as redes sociais na sua campanha?
Primeiramente, devemos deixar claro que estas ferramentas tecnológicas têm papel de apoio na comunicação dos objetivos principais de sua campanha. As redes sociais apenas divulgarão aquilo que você tem como metas, se eleito. Você deve ter uma resposta muito clara para a seguinte pergunta: Por que os eleitores devem depositar a confiança deles em você? A resposta à esta pergunta pode ter alguns nomes técnicos como Posicionamento ou mesmo Metas de Mandato. Uma vez respondida de forma verdadeira à pergunta acima, você precisa então montar uma estratégia de comunicação para entregar aos eleitores que fazem parte do seu “público”, os motivos para eles acreditarem que você é o melhor entre os candidatos em 2024.
Existem muitas maneiras de comunicar uma ideia ou proposta, mas vamos listar aqui algumas vantagens que as Redes Sociais têm e que podem te ajudar muito, não visando somente o ano de 2024, mas utilizando esta ferramenta de comunicação desde já.
O ano anterior ao pleito é justamente o melhor momento de construir e iniciar sua estratégia de comunicação. No ano que vem, muitos candidatos vão buscar a atenção do eleitor, poluindo o ambiente com falas e mensagens repetitivas e maçantes. Hoje, você tem o campo aberto para obter a atenção dos eleitores, sem que a concorrência atrapalhe sua comunicação.
Mas, afinal, quais são as principais vantagens das Redes Sociais na sua campanha?
Primeiramente eu destacaria o Baixo custo. As redes sociais oferecem uma opção relativamente barata para as campanhas políticas em comparação com as mídias tradicionais, como televisão e rádio, permitindo que candidatos com orçamentos menores participem do processo eleitoral.
Em segundo lugar, temos o Alcance de público. As redes sociais oferecem a possibilidade de alcançar uma grande quantidade de pessoas, incluindo aquelas que estão distantes geograficamente. Você consegue atingir eleitores de diferentes bairros do seu município utilizando as Redes Sociais.
Em terceiro lugar, conseguimos um Engajamento com o eleitorado: As redes sociais permitem que os candidatos se envolvam diretamente com o eleitor, ouvindo suas preocupações e respondendo suas perguntas, o que pode aumentar a confiança dos eleitores.
Em quarto lugar, conseguimos um Compartilhamento de conteúdo. As redes sociais permitem que as campanhas compartilhem conteúdo facilmente, como imagens, vídeos, gráficos e infográficos, para promover seus pontos de vista e promessas de campanha.
Em quinto lugar, obtemos uma Segmentação de público: As redes sociais permitem que os candidatos segmentem o público-alvo de acordo com seus interesses e comportamentos, o que pode ajudá-los a direcionar suas mensagens de campanha de forma mais eficaz.
Listamos aqui apenas cinco vantagens, embora poderíamos ter citado muitas mais. Porém, o objetivo deste conteúdo é que fique o mais claro possível que as vantagens das Redes Sociais nas campanhas eleitorais superam em muito as eventuais dificuldades de gestão delas.
Uma campanha para a prefeitura de um município precisa contar com uma organização adequada e, dentro desta estruturação, a Comunicação da campanha deve ter destaque absoluto. Com uma equipe enxuta, porém engajada e conhecedora das ferramentas de Redes Sociais mais adequadas ao cenário local, o candidato encontra a oportunidade de alavancar suas propostas, sua imagem, seu histórico de vida e muito mais.
Alguns candidatos podem ter a impressão de que poderão gerir suas Redes Sociais de campanha de forma singular, uma vez que cuidam das Redes pessoais deles mesmo. Mas esse pensamento é um equívoco, visto que são produtos diferentes, com objetivos bastante diferentes. É preciso reconhecer esse fato e permitir que uma equipe de comunicação bem-preparada faça o que sabe fazer melhor.
E você que é ou está pensando em ser candidato em 2024, já começou a preparar sua estratégia de Comunicação ou vai deixar tudo para o ano que vem?
Quer conhecer mais sobre como pensa o seu eleitor? Entre em contato com quem tem mais de 23 anos de experiência em Comportamento Político.
Jefferson Jaques é Pós-Graduado em Marketing, pesquisador em Comportamento Político e Diretor no Instituto Methodus. Nos últimos vinte e três anos, orientou campanhas eleitorais nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amazonas e Santa Catarina.
Leia também:
Redes sociais não são estratégias, são meios
A política o ódio e seus significados